sexta-feira, 1 de março de 2013

Teste de Progênie 21o Grupo - CA Donald e Cetro TE da Silvânia



CA Donald (KCA 1296) – Prop: Joaquim José da Costa “Kincão” (Fazenda Terra Vermelha)

Tido por muitos como o grande sucessor do seu pai CA Paladino, touro que foi sinônimo de animais de ótimo porte, comprimento e caracterização dentro do Gir Leiteiro, CA Donald, portanto conta com CA Paladino, filho do pilar CA Everest com a belíssima Caçuli, matriz belissima. Na linha baixa CA Donald vai a Amarina TE de Kubera, res fechada na seleção Calciôlandia, já que é filha do Bemfeitor em vaca Pati, dois dos principais touros da seleção do sr. Gabriel Donato de Andrade. CA Donald é um touro que traz muito da história de fazendas importantes e que são a base do Gir leiteiro atual, Calciolândia e Terra Vermelha (Campo Alegre).


Clique na imagem para ver vídeo
 
Sobre o animal, acho o CA Donald um belíssimo animal, em minha opinião, tem um ótimo comprimento, profundidade muito boa, escorre de garupa um pouco, isso vem do Paladino e também do Bemfeitor (Umidade), é preciso atentar a este detalhe na hora de acasalar, aprumos fortes, porém retos, por este motivo escorre a garupa, linha de dorso correta (na foto parece selada, mas no vídeo é possível avaliar melhor), umbigo muito bom, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço forte e de bom comprimento, saída de chifres muito boa, chofres finos e redondos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina, além de uma pelagem vermelha forte bem interessante para acertar este quesito em algumas reses, enfim é um ótimo touro para colocar porte e raça, o temperamento do CA Paladino não é dos melhores, mas o CA Donald parece ter saído mais calmo, o que é muito interessante. Quanto ao leite eu acho que o CA Donald será provado e bem, deve figurar a frente de seu pai e ser uma boa opção para produzir belos animais, mas não acho que ele irá brigar pela ponta da bateria, será uma gratissima surpresa se vier a ocorre, isso não quer dizer que o touro deve ser preterido por outros, muito pelo contrário, vejo o CA Donald como um reprodutor que agrega um racial muito forte, bom porte, pelagem firme e bom leite, não podemos esquecer que os touros a serem usados não devem ser apenas avaliados pelo PTA e sim pelo conjunto, PTA é apenas mais uma característica a ser levada em conta, mas esta longe de ser a única. Pode ser acasalado com linhagens Udo (cuidado com temperamento), Vale Ouro (bom para colocar porte nesta linhagem), Radar (acasalamento bem interessante, é para produzir animais vermelhos, grandes, leiteiros e mansos), etc. Sêmen a venda na ABS Pecplan. Boa sorte ao Kincão e a todos da marca Campo Alegre.

Elfo das Paineiras - filho. Tourinho que esta servindo no Gir das Paineiras



Cetro TE da Silvânia (EFC 605) – Pro: João Cruz Reis Filho (Faz. Sumaúma)

Touro com muita consistência leiteira, Bemfeitor em vaca CA Sansão, não precisa dizer mais nada. Na linha alta vai ao pilar Bemfeitor dispensa comentários, pai do Barbante e Vaidoso, e irmão materno do Jaguar, fora os inúmeros animais de sucesso espalhados pelos currais do país. Na linha baixa vai a Unidade TE da Silvânia, CA Sansão (líder e pai de 3 Top 10) com a grande Juju, portanto Unidade é “só” irmã completa do Urânio, Búzios e Belur (2º, 4º e 5º respectivamente), é pedigree para impor respeito e muito.

Clique na imagem para ver vídeo
 
Sobre o animal, em minha opinião, o Cetro da Silvânia é um animal de bom comprimento, profundidade muito boa, garupa correta (no vídeo é possível avaliar melhor), bons aprumos, umbigo um pouco pesado, cupim bem inserido e de bom tamanho, pescoço grosso e de bom tamanho, saída de chifres corretas um pouco abertas, mas nada que mereça cuidado, chifres finos e redondos, orelhas de bom tamanho e pouco gavionadas, cabeça leve e masculina, é um animal mais baixo, mas de ótima profundidade, típico da família do Sansão. Acho que o Cetro TE da Silvânia é um dos grandes candidatos a brigar pela ponta desta fortíssima bateria e porque não um dos que pode destronar o CA Sansão, tem tudo para isto, dá para cravar o PTA dele próximo a 500 e não seria surpresa se fosse acima desta marca, mais um dos que vem com tudo nesta bateria. Pode ser acasalada com a linhagem Udo (Impressor e Fantoche, úberes e porte), Vale Ouro (interessante para ser usado devido ao ótimo sistema mamário desta linhagem, mas cuidado com o tamanho), Radar (interessante para agregar muito leite e ganhar em tipo), Teatro (bons úberes, cuidado nos aprumos), etc. Sêmen a venda da Semex. Boa sorte ao Joãozinho e a todos da Sumaúma.

Sumaúma Garota - filha. Fechou 1a lactação com mais de 7.600kg ajustada a vida adulta. Foto "roubada" do João Cruz

2 comentários:

Renato da Suira disse...

Dois touraços que gosto demais da conta! São até como pode se dizer, de mesma linha, com avós maternas lindas e leiteiras (Juju e Dracena), com Everest e Benfeitor na linha alta de forma inversa, concordo com o Zé Mello os dois tem tudo para ser muito bem provados, e ainda o Cetro figurando como um dos favoritos de campeão do grupo...

Gir das Paineiras disse...

Perfeitas colocações Renato. Dois belissimos animais, coloco o Cetro como um dos 4-5 favoritos para levar esta bateria e talvez brigar com o Sansão pela ponta. O Donald eu acho que não é um dos favoritos para ser líder quanto ao PTA, mas acho ele um touro que agrega demais ao Gir Leiteiro, muito mais que muito touro com PTA alto, acho que ele pode ser comparado com o Nobre e Teatro, touros que apesar do PTA mediano tem tantos ganhos e outras características que são e devem ser usados em larga escala, são touros que vc acasala fácil, eles acertam quase tudo.

Grande abraço e muito obrigado pelo comentário.