sábado, 30 de abril de 2011

Agropastoril dos Poções - Uma História Que Se Confunde Com a do Gir

Infelizmente não tive o prazer até então de conhecer o criador Arthur Souto Maior Filizzola da Agropastoril dos Poções e um dos maiores colaboradores com o Gir no Brasil, criador que foi a Índia buscar genética para melhorar a raça em nosso território, portanto estamos falando de um dos grandes nomes da pecuária nacional, de sua fazenda brotaram animais de destaque como Radar, Panamá, Êmulo, Major, Andaka, Lindesey, e outros, isso só para citar alguns dos raçadores que brotaram com a marca Poções. No passado o Sr. Arthur Filizzola em uma das freqüentes viagens a Índia na busca de genética, trouxe sêmen de diversos touros com a finalidade de contribuir com a genética nacional, dentre estes animais destaque Premnath, Dadamiyo e Gorak, porém esta genética não foi aceita pelo Ministério da Agricultura sendo assim foi chamado de “Nova Opção” pelo Sr. Filizzola, estes touros recebiam outro nome e assim eram comercializados e seus filhos também, isto tudo anunciado e noticiado por todos.

Cerca de seis meses estourou o caso de falsificação do sêmen do Radar dos Poções a imagem da Agropastoril dos Poções ficou arranhada, o MAPA e a polícia federal entraram na história, laboratórios tinham diversos perfis genéticos para o mesmo animal, a ABCZ vendo-se no meio do furacão tomou a atitude de cancelar o controle de todos os animais que contenham Radar em sua genealogia, em minha opinião foi a atitude correta, era preciso esperar a poeira baixar e investigar melhor o caso. Genética sabidamente proveniente do Radar dos Poções foi enviado aos Estados Unidos da América e lá foi determinado o perfil oficial do reprodutor, com este perfil em mãos a ABCZ começou a exigir teste de DNA de todos os filhos do Radar presentes no mercado, mesmo os animais adultos. Esta ação da ABCZ a meu ver não era necessária, penso que o controle rigoroso deveria ser feito apenas com animais jovens, sem RGD, assim o estrago causado pelos falsificadores seria menor e é muito difícil mudar o que foi feito a muito tempo atrás. Dentre os touros testados foi descoberto que o touro Êmulo dos Poções não é filho do Radar, porém acho que não é um simples exame de DNA que irá desmerecer o legado que o Êmulo deixou dentro da raça Gir, as suas filhas não vão dar menos leite por não serem netas do Radar, seus filhos não serão mais feios por não terem genética Radar, por isso acho que o que ocorreu no passado deve ser deixada para trás e precisamos olhar para o futuro, testar os animais que ainda não possuem RGD e só registrar novos filhos do Radar com exame de DNA com o perfil oficial. Antigamente muitas fazendas só usavam a monta natural em seus rebanhos e era difícil descobrir o pai dos bezerros em um lote onde 3 ou mais touros ficavam juntos com as vacas, portanto muitos papéis não condizem com a verdadeira genética do animal, tenho vacas que sei que não tem em seu pedigree o que esta escrito em seu registro, mudança no RGD não fará do animal melhor ou pior, causará apenas um maior rebuliço no já conturbado momento pelo que passa a raça.

Vejo que precisamos correr atrás dos verdadeiros culpados, aqueles que falsificaram o sêmen do Radar dos Poções com dolo, com a finalidade de enganar, de ganhar dinheiro de forma ilícita e merecem responder em juízo sobre estes atos, estes sim devem ser procurados e condenados, não pessoas que lutaram pelo bem da raça e que nunca esconderam nem atuaram de forma danosa para a raça. Boa sorte nesta batalha a todos da Agropastoril dos Poções e a todos criadores, o Brasil merece conhecer os que jogam contra esta raça apaixonante e que a cada dia arrebanha mais seguidores, a Expozebú deste ano não me deixa mentir.

Nenhum comentário: