sexta-feira, 1 de abril de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - FB Visor, Império TE Sta. Edwiges e Jaleko TE da Palma

FB Visor é a aposta do criador Zé de Castro da marca FB para esta bateria, touro com pedigree fehcado na seleção FB já que é filho do FB Radiano, que por sua vez é filho do reprodutor símbolo da marca, FB Cadarso; na linha baixa, FB Visor conta com FB Jatiúca, res com quase 6.450 kg de leite, mas o dado que para mim é o mais importante, 34.625 kg em 8 lactações, mostrando longevidade e boa produção. Sobre o animal, em minha opinião, FB Visor é um bom touro, de bom comprimento, profundidade muito boa, pernas um pouco retas, mas nada que o penalize, umbigo um pouco pesado, escorre de garupa, mas nada em excesso, linha de dorso muito boa, cupim volumoso e bem inserido, pescoço poderia ser mais longo, saída de chifres correta com chifres finos e chatos, orelha de tamanho médio e bem gavionadas, uma leve goteira em uma cabeça leve e masculina. Vejo FB Visor como uma grata surpresa da seleção FB, animal voltado para o leite, mas que não abandonou a caracterização racial, provavelmente será provado, porém não vejo este touro brigando pela ponta da bateria, vale lembrar que o Zé de Castro normalmente classifica bem seus animais no teste de progênie, é esperar para ver aonde o FB Visor se classificará. Uma vantagem ao FB Visor é estar aberto a todas as seleções com exceção da linhagem Cadarso. Boa sorte ao Zé de Castro e parabéns pelo animal.



_________________________________________________________________


Império TE Sta. Edwiges de propriedade do Sr. José Renato Moreira, criador no vale do Paraíba em São Paulo, Império TE Sta. Edwiges remonta aos grandes touros do passado, já que é filho do grande patriarca da raça, CA Everest, na escrita TE Pati Cal, res que trás o sangue do Pati da Cal, pai dentre outros touros do Elator TE Pati Cal e Dalton TE Pati Cal (pai da FB Nefrita e Astro de Kubera), genética de ponta que gerou animais distribuídos por fazendas Brasil afora. Comentando o animal através da foto do touro ainda muito jovem, em minha opinião, Império TE Sta. Edwiges é um belo reprodutor, com boa profundidade, peca um pouco no comprimento, aprumos corretos, garupa boa, linha de dorso também boa, umbigo um pouco pesado, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser maior, orelhas de bom tamanho e gavionadas, saída de chifres corretas, com chifres redondo, precisaria ver o animal hoje em dia para ver se não engrossaram demais, cabeça masculina e leve. Império TE Sta. Edwiges acho que é um touro para correr por fora, tem um pedigree muito leiteiro e de muita história, isto pode ajudar, já que seus parentes ajudam na sua colocação, não espantaria se este garrote se classificasse bem no teste, é um azarão daqueles que nem de longe podem ser descartados, acharia uma grata surpresa este touro se colocar bem na classificação geral. Esta aberto para as linhagens Vale Ouro, Radar, Cadarso, Rajastan, Impressor e Jaguar. Boa sorte ao Zé Renato e parabéns pelo animal.



_________________________________________________________________


Jaleko TE da Palma é uma das apostas da Agropecuária Palma nesta bateria. Touro filho do Bemfeitor Raposo da Cal, touro que dispensa comentários e líder do ranking de 1999 a 2003, na Dinastia da Esteio, res com mais de 11.000 kg e filha do grande CA Everest, portanto Jaleko TE da Palma é produto de uma formula de sucesso e muito leite, Bemfeitor e Everest. Sobre o animal, acho o Jaleko TE da Palma um animal de boa profundidade, flata um pouco de comprimento, garupa boa e volumosa, aprumos fortes e corretos, umbigo razoável, cupim volumoso e não sei se tombará, pescoço poderia ser um pouco mais comprido, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas e abertas, saída de chifre correta, porém com chifres muito grossos e redondos, tomaria cuidado para acasalar com matrizes de chifres grossos, cabeça masculina, mas um pouco pesada devido aos chifres. Pode ser acasalado com todas as linhagens com exceção da Everest e Bemfeitor, sua mãe é bisneta do Vale Ouro, para abrir mais o sangue é bom evitar acasalar com esta linhagem, outra coisa importante é lembrar que o Jaguar TE do Gavião é irmão materno do Bemfeitor. Jaleko TE da Palma tem pedigree para brigar pela ponta da bateria, é um touro que certamente coloca muito leite e deixa a caracterização um pouco de lado, na minha opinião será provado e bem, não sei se a ponto de entrar entre os dez na classificação geral, mas sabendo que é um reprodutor que é irmão paterno do segundo e irmão materno do primeiro do ranking não se pode pensar em nada além de uma boa classificação. Boa sorte a parabéns a todos da Palma.

Nenhum comentário: