segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - Judas TE da Palma, Oriz dos Poções e Paranã Alto da Estiva

Judas TE da Palma é mais um touro da seleção da Agropecuária Palma a disputar esta bateria. Reprodutor filho do Bemfeitor Raposo da Cal, touro que dispensa comentários já que se sagrou líder do ranking Embrapa/ABCGil de 1999 a 2003, além de ser pai de animais de destaque como Pioneiro da Cal e Vaidoso da Silvânia; na linha baixa, Judas TE da Palma conta com a grande Hematia Abagum Cal, ótima matriz de destaque da fazenda Mato Dentro do criador Rafael Bastos, res que resgata o sangue do Maxixe da Cal (avô do Rocar Orvalho) através de seu pai Abagum da Cal, e sua mãe é traz a genética do Pati da Cal, sendo assim, Judas TE da Palma resgata o sangue dos grandes touros do passado aliado a produção do pilar da raça, Bemfeitor. Sobre o animal em si, em minha opinião, Judas TE da Palma é um belo touro, com ótimo comprimento, boa profundidade, garupa forte e volumosa, levemente escorrida, umbigo correto, linha de dorso muito boa, cupim poderia ser um pouco mais volumoso, porém é bem inserido, aprumos fortes, mas parece fechar de jarrete (é preciso avaliar ao vivo), pescoço de bom tamanho, saída de chifres boa, com chifres redondos e levemente grossos, orelha de bom tamanho e pouco gavionadas, possui goteira e uma cabeça leve e masculina; uma das vantagens deste garrote é estar aberto a muitas linhagens com exceção à genética do Bemfeitor e Rocar Orvalho. Acho que o Judas TE da Palma pode ser uma grata surpresa, tem uma genética que muito me agrada, além de um comprimento corporal muito interessante, é um animal que vai correr por fora, mas certamente será provado. Parabéns a seleção Palma pelo animal.


_________________________________________________________________

Oriz dos Poções foi o touro escolhido para ser o representante da Agropastoril dos Poções do criador Arthur Souto Filizzola. Oriz dos Poções concentra uma grande quantidade de sangue Espantoso (pai do Teatro da Silvânia) já que seu pai, Major TE dos Poções, é filho do Espantoso na Paquera dos Poções que também é Espantoso, por sua vez a mãe do Oriz dos Poções, Taynah dos Poções é filha do Panamá dos Poções, irmão paterno do Radar, em vaca Espantoso, portanto Oriz dos Poções esta aberto a todas as linhagens com exceção da Radar e Teatro da Silvânia. Sobre o animal em si, em minha opinião, Oriz dos Poções é um animal de boa profundidade, bom comprimento, garupa muito boa, umbigo corrigido, bons aprumos, linha de dorso levemente selada, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser mais longo, orelhas de bom tamanho e levemente gavionadas, saída de chifres corretas com chifres redondos e grossos, cuidado para acasalar, cabeça masculina e um pouco pesada, uma coisa importante neste animal é quanto ao temperamento, já que a família Espantoso produz animais de ótima índole. Acredito que o Oriz dos Poções não será um dos primeiros da bateria, não pelo animal que agrada ainda mais pelo pedigree aberto, mas justamente esta genealogia pode penalizar o animal, já que no teste de progênie os “irmãos” acabam se ajudando, acredito que o animal será provado, porém seria uma grande e grata surpresa se ele chegar entre os três primeiros da bateria. Boa sorte e parabéns a todos da Agropastoril dos Poções.


_________________________________________________________________

Paranã Alto da Estiva é a aposta do criador e presidente Silvio Queiroz Pinheiro nesta bateria. Paranã Alto da Estiva é um belíssimo animal filho do Maab Amuleto que por sua vez é filho do grande Cajú de Brasília, pai da Profana e Modelo, com a Estufa Abide da Cal; na linha baixa, Paranã Alto da Estiva possui sangue muito aberto e resgata a linhagem Jaguar 3R de Uberaba através de seu avô, Feitiço da Poty VR, é muita história e seleção contida neste ótimo animal. Em minha opinião, Paranã Alto da Estiva é um belo animal vermelho gargantilha com ótimo comprimento, boa profundidade, garupa muito boa, aprumos corretos, umbigo um pouco pesado, cupim volumoso e bem inserido, pescoço de bom tamanho, orelhas de bom tamanho e gavionadas, saída de chifres corretas com chifres finos e chatos, cabeça leve e masculina e ótimo temperamento, esta aberto a todas as linhagens com exceção da Vale Ouro de Brasília e Jaguar 3R. Assim como o Oriz dos Poções, Paranã Alto da Estiva vejo como um touro para brigar pelo meio da tabela, é um belíssimo animal, mas que conta com pouca ajuda da sua família, será muito bom para a raça como um todo se animais com a caracterização e o pedigree, como o que possui o Paranã Alto da Estiva, sejam provados e bem provados, são touros que só tem a somar à raça que esta precisando de sangue novo e a volta de animais mais harmônicos. Boa sorte e parabéns ao Silvio Queiroz Pinheiro e a todos da fazenda Arapoema.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dois comentários: O Paranã tem dois proprietários, pois 50 % dele foi vendido para Henrique Figueira, meu amigo do Facebook.
Há controvérsia quanto ao pedigree do Oriz dos Poções. Na Associação está registrado como filho do Major dos Poções, mas seu proprietário afirma ser filho do Teatro da Silvânia. Em todo o caso, a sua análise quanto à forte participação do Espantoso continua válido.
Pela conformação me parece mais filho do Teatro mesmo.
Em nossa fazenda, usamos um touro filho do Panamá com vaca Filha do Espantoso. Os resultados foram excelentes !!!
José Luiz Costa
Fazenda Gramado

Gir das Paineiras disse...

Sr. José Luiz perfeitas colocações. A cabeça do Oriz lembra muito o Teatro, e certamente é um touro para ser usado, genética que muito me agrada. Só nos resta torcer para que tanto ele quanto o Paranã sejam bem provados, seriam uma ótima opção para refrescar o sangue da raça.

Abraços

Pacheco disse...

Paranã, touro que agrada pelo seu pedigree aberto, tipo racial e bom de garupa. Não acredito em liderança na bateria mas espero uma boa colocação