sexta-feira, 8 de abril de 2011

Resultado ABCGIL 2011 - PH Tucano, Prometido F. Mutum e Unimonte de Bras.

PH Tucano é o único mocho da bateria e o representante do Sr. Paulo Horta no teste de progênie. PH Tucano é filho de Orgulho PH, touro mocho provado e filho do Marduk II, reprodutor ícone do mocho, tendo muitos filhos de destaque dentro desta variação como o PH Ontário, PH Juca e Quilate TE da Cal; sua mãe PH Poliana fechou a primeira lactação com mais de 6.900 kg e passou dos 11.000 kg em outra lactação controlada, além de ser mãe também do grande campeão PH Aquiteto, sendo assim PH Tucano reúne o que há de melhor dentro do Gir Mocho. Sobre o animal em si, em minha opinião, PH Tucano é um touro com bom comprimento, boa profundidade, aprumos um pouco curvados, linha de dorso muito boa, escorre levemente de garupa, bom umbigo, cupim de bom tamanho e bem inserido, pescoço poderia ser um pouco maior, orelhas um pouco grandes, abertas e pouco gavionadas e uma cabeça leve e masculina. Na linhagem mocha é importante evitar acasalar com a genética do Marduk II para escapar da consangüinidade. Meu conhecimento pelo mocho é pequeno, mas pelo pedigree e pela história que trazem a sua família creio que o PH Tucano será provado e figurará na parte intermediária da tabela, tornando uma grande opção para quem busca o Gir mocho. Parabéns ao Sr. Paulo Horta pelo belo animal e pela seleção do mocho, uma alternativa a mais no mercado crescente do Gir


_________________________________________________________________


Prometido F. Mutum é o primeiro animal cria da fazenda Mutum do Sr. Léo Machado a ter seu resultado divulgado. Prometido F. Mutum é filho do grande Bemfeitor Raposo da Cal, líder do ranking de 1999 a 2003 e pai do Vaidoso da Silvânia e da Condessa F. Mutum, só para citar dois animais deste pilar da raça; por sua mãe é a UFA 3R de Uberaba, res que resgata o sangue da grande seleção 3r de Uberaba, seleção esta que primava por animais produtivos e caracterizados, de lá saíram animais como o Jaguar 3R e Felino 3R, Ufa 3R B. Monte é filha do Hidráulico de Bras. que por sua vez é filho do Rajastan de Bras. (pai do Meteoro e do Jacaré) com a Salada de Bras.(mãe do Fantoche de Bras.), sendo assim, Prometido F. Mutum tem em seu pedigree a seleção da Calciolândia, Brasília e 3R de Uberaba, isto tudo sob a chancela da fazenda Mutum. Sobre o animal, em minha opinião, Prometido F. Mutum é um reprodutor de boa profundidade, poderia ser mais comprido, linha de dorso muito boa, garupa escorrida, cuidado para acasalar com matrizes com esta característica, aprumos um pouco curvos, bom umbigo, cupim de bom tamanho e um pouco adiantado, pescoço poderia ser maior, mas isto se deve ao fato do cupim adiantar sobre o pescoço, saída de chifres muito boa, com chifres finos e redondos, orelhas de bom tamanho e gavionadas, uma leve goteira e uma cabeça leve e masculina. Este aberto para as linhagens que não tenham Bemfeitor nem Rajastan. Não acredito no Prometido F. Mutum como o líder da bateria, seria uma boa surpresa, já que sou um admirador da seleção 3R, acho que será provado e bem, mas ficará atrás de outros que disputam com ele neste ano. Parabéns a seleção Mutum pelo animal, e boa sorte, já que este é o primeiro de muitos que serão testados.


_________________________________________________________________

Unimonte de Brasília é mais um touro nesta bateria com a marca Brasília do Sr. Flávio Perez. Unimonte de Brasília resgata o sangue dos antigos animais, sendo totalmente fechado nesta seleção importantíssima dentro da raça, seu pai é o Fabuloso de Brasília, um dos grandes filhos do Udo de Bras. e pai da Luzíada, com a Vicunha de Brasília, res que vai a Rajastan, pai do Meteoro; na linha baixa, Unimonte de Brasília é filho da Palestra, que por sua vez é filha do Ébano, pai da grande Ginger, mãe da Oferenda, sendo assim desta genética foram gerados as principais matrizes da seleção Brasília como a Ginger, Luzíada (res clonada recentemente), Oferenda (mãe do Bagdá), é leite de cima a baixo. Quanto ao animal, em minha opinião, Unimonte de Brasília é de bom comprimento, boa profundidade, linha de dorso muito boa, garupa correta, aprumos fortes, umbigo de bom tamanho, cupim bem inserido e de tamanho correto, pescoço normal, saída de chifres mais alta, com chifres finos e redondos, orelha de tamanho médio e me parecem levemente gavionadas, cabeça masculina e um pouco pesada, duas características importantes da família do Unimonte de Brasília, normalmente a linhagem Udo produz animais mais bravios e o Fabuloso foi um dos que produziu filhas mais bravas, porém muito leiteiras, a outra é quanto ao porte, basta saber que desta linhagem saíram dois dos maiores animais do Gir Leiteiro, CA Guri e Diáfano de Kubera. Esta aberta a todas as linhagens com excessão da Rajastan e Udo. Acho que o Unimonte de Brasília é um touro que tem pedigree para brigar pela ponta, é um touro pouco comentado e divulgado, mas a sua genealogia contém o que há de melhor da seleção Brasília, é um dos poucos touros totalmente fechado nesta seleção voltada muito para a produção, por isto eu não me surpreenderia com uma boa colocação deste touro. Parabéns a todos da Brasília e boa sorte na divulgação.


_________________________________________________________________

Estes foram os 18 touros que terão os seus resultados divulgados durante a Expozebú, certamente tem bons animais para brigar pela ponta do ranking e outros para ser uma ótima opção de linhagem, já que a cada dia o Gir Leiteiro esta fechando mais o sangue. Obrigados a todos pela visita e continuem comentando, espero em breve comentar sobre os touros já provados e os seus filhos. Conto com a ajuda de todos.

Um abraço

Zé Eduardo
Gir das Paineiras – Itapetininga/SP

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Zé, boa noite,
Que tal se forem comentados todos os demais grupos, começando pelos que já foram testados desde o primeiro TP, até o último grupo que está em teste.
Assim, poderemos ver como se deu a evolução do gir leiteiro através dos seus patriarcas.
Forte abraço e T+
Lucas - Sítio Palestina.

Pacheco disse...

Se tiver valendo palpite para os primeiros colocados arriscaria dizer na minha opinião:
Belur te de Kubera
Casper te de Kubera
Prometido F Mutum
Boris te de Brasilia
Jaleko Te da Palma
Brilhante Te Silvania
Paranã Alto da Estiva

Gir das Paineiras disse...

Boa tarde Lucas, é uma ótima idéia, além disto temos como avaliar os filhos dos touros das baterias anteriores, já vou começar a juntar fotos dos touros, e conto com vc para ajudar nos comentários.

Grande abraço

Zé Eduardo

Gir das Paineiras disse...

Pacheco, acho que vai ser por ai mesmo, estes que vc citou colocaria tb entre os favoritos, mas não descartaria o Unimonte, já que tem o pedigree muito leiteiro com as melhores familias da Brasília.

Grande abraço

Zé Eduardo

Gir das Paineiras disse...

Pacheco, acho que vai ser por ai mesmo, estes que vc citou colocaria tb entre os favoritos, mas não descartaria o Unimonte, já que tem o pedigree muito leiteiro com as melhores familias da Brasília.

Grande abraço

Zé Eduardo