quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cafú da Epamig

Gostaria de agradecer o amigo Beto Bert pela grande contribuição com a foto do Cafú da Epamig que ele disponibilizou para ser postada aqui no blog. O Beto é uma daquelas pessoas que o Gir conquistou, ele teve contato com a raça quando sua irmã e seu cunhado iniciaram a criação de Girolanda e algumas matrizes Gir, como aconteceu com muitos outros, o Gir também "seduziu" o Beto e mesmo não sendo um criador com animais, passou a ser um criador através da paixão. Infelizmente o criatório de sua irmã não existe mais, porém a paixão pela raça continua a ponto de ele montar um acervo de touros e matrizes importantes para a história da raça, ainda hoje frequentar fazendas e leilões eser um conhecedor e estudioso desta raça apaixonante que a cada dia conquista mais seguidores. Beto, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

O pedigree deste touro conjuga Benfeitor pela linha alta. Pela linha baixa, temos um pedigree aberto, pois a mãe, Sadia, é filha de Nebri da EPAMIG (LA), um filho de FB Legítimo com Quinina da EPAMIG (3094 kg de leite em 305 dias, o melhor valor genético da EPAMIG na avaliação MAPA/EMBRAPA-1989). Nebri possuía boa conformação, porém pecava muito em caracterização racial. Portanto, Cafu possui um pedigree aberto para as linhagens Everest (Sansão, Paldino e afins), Radar, Vale Ouro, Cadarso, Oásis, Modelo, Meteoro, Teatro, enfim, qualquer linhagem que não seja ligada ao Benfeitor.

Quanto ao Cafu da EPAMIG, em minha opinião, um animal com boa profundidade, poderia ser um pouco mais comprido; bons aprumos; cabeça masculina, parecendo um pouco pesada, orelhas de bom tamanho, levemente gavionadas e abertas; pescoço curto, cupim bem inserido (pela idade ainda pouco volumoso ); saída de chifre um pouco alta com chifres arredondados (não sei se estariam mais grossos hoje); garupa um pouco escorrida e linha de dorso me parece um pouco selada; umbigo de bom tamanho. Assino embaixo de tudo que o Beto disse.

Como eu disse no post quando comentei do Cafú da Epamig somente pelo pedigree, acredito que este animal irá brigar pela parte intermediária da bateria, já que não conta com muita ajuda de seus irmãos, a Epamig não costuma colocar animais nas primeiras posições, mas é uma seleção das mais importantes, sempre voltada para o leite e antes eram usados muitos touros de dentro da fazenda Experimental Getulio Vargas, hoje em dia com a maior utilização de touros provados e do mercado acho que em breve terá muitos animais de ótima genética com a marca Epamig disponíveis no mercado. Boa sorte a todos da Epamig, uma seleção que merece o reconhecimento de todos.

Nenhum comentário: