sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Teste de Progênie 25o. Grupo - Golias TE da Silvânia e Procan FIV da Palma

Continuando com a avaliação dos animais do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa iremos comentar sobre o touro GOLIAS TE DA SILVANIA, do criador Eduardo Falcão de Carvalho da Estância Silvânia de Caçapava/SP. Golias TE da Silvânia une dois animais de destaque das duas principais seleções dentro da raça, Brasília e Silvânia, já que Golias é filho do Modelo TE de Brasília, pai da Setiba e irmão paterno da Profana, sendo assim vai a Caju de Brasília na Grinalda TE de Brasília, que é Onassis, leite para todo lado com úberes bem corretos; na linha baixa, Golias TE da Silvânia é filho da vaca símbolo da seleção do Sr. Eduardo Falcão e mãe de diversos touros de central, EFALC Nata Lageado, res que dispensa comentários e que une em seu pedigree Cadarso, Vale Ouro e Jaca. Em minha opinião o acasalamento do Golias é interessante para corrigir o úbere, já que este não é uma característica forte na família Nata, mas em contra partida agrega porte, profundidade, comprimento e caracterização, pontos fracos dos descendentes do Modelo.



Avaliando o animal, em minha opinião, Golias TE da Silvânia é um reprodutor de pelagem consistente vermelha chitada, com bom comprimento, ótima profundidade, garupa também muito boa, linha de dorso correta, umbigo um pouco comprido, mas nada em excesso, aprumos corretos, cupim em bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom comprimento, saída de chifre alta, atentar para este detalhe na hora de acasalar o animal, a saída de chifre mais alta é uma característica do Modelo, chifre redondos, mas não muito grossos, orelhas em bom tamanho e gavionadas e pela foto aparenta ter uma leve goteira, enfim, Golias TE da Silvânia é um belo animal para ser acasalado na busca de muito leite, já que vem credenciado através de seu pedigree, atentar apenas quanto a saída de chifres para não produzir animais com saída muito alta, fora isto é mais uma boa opção da família Nata no mercado, esta aberto para a linhagem Everest, Radar, Rajastan e Impressor. Parabéns ao Eduardo Falcão pelo animal, certamente será mais um animal de destaque desta importante seleção da raça.
____________________________________________

Continuando com nossa avaliação de touros do 25º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) da ABCGIL/Embrapa comentaremos o animal PROCAN FIV DA PALMA, do criador Sr. Joaquim Domingos Roriz da Agropecuária Palma em Luziânia/GO. Procan FIV da Palma é filho de dois expoentes do Gir leiteiro, na linha alta conta com o CA Everest, um dos maiores patriarcas da raça e pai de CA Sansão entre outros; na linha baixa Porcan não deixa por menos e conta com FB Nefrita, certamente uma das melhores e mais famosas matrizes da marca FB, além de ser mãe de importantes animais como Estanho de Kubera e Panamá de Kubera, Nefrita é a mais importante filha do Dalton TE Pati da Cal, sendo assim leva o sangue do grande Pati da Cal, certamente um pedigree de muito consistência no leite.



Quanto ao animal, acho Procan FIV da Palma um animal de ótima profundidade, poderia ser um pouco mais comprido, mas longe de ser curto, garupa com boa musculatura e correta, aprumos fortes e corretos, umbigo um pouco pesado, cuidado para acasalar com a família Radar principalmente, cupim volumoso e bem inserido, pescoço um pouco curto, saída de chifres corretas, chifres redondos, porém finos, possui goteira, orelhas em bom tamanho e gavionadas, cabeça leve e masculina e uma bela pelagem vermelha chitada bem escura, na minha opinião, Procan FIV da Palma é um belo animal com pedigree que o credencia para ser um dos grandes reprodutores da raça visando leite, racialmente eu tomaria cuidado quanto ao umbigo mais pesado e usar em vacas que não transmitam goteira, fora isto Procan FIV da Palma é um reprodutor para ser usado em linhagens Vale Ouro, Impressor, Rajastan, Bemfeitor e Radar. Parabéns à Agropecuária Palma por mais este belo animal.

2 comentários:

Unknown disse...

Bem, quanto ao Golias, acho um touro que distoa um pouco da seleção da Silvânia, que ao meu ver consegue aliar bem caracterização a produção leiteira.
Esse touro por sua vez peca bastante em caracterização. Acho que vai ser só mais um no palntel da Silvânia. Lá eles tem coisa muito melhor.


Quanto ao outro touro, Procan, acho uma boa produção da Agropecuária Palma. Tem um pedigree bem consistente, porém um pouco "clishe" na minha opnião.
Tem alguns aspectos morfológicos notáveis, como a musculatura e pelagem, porém peca muito em outro como o tamanho do pescoço.

Aguardo o outros. Grande abraço!

Gir das Paineiras disse...

Bruno, seus comentários são pertinentes, tb acho que a Silvânia tem animais melhores que o Golias, o diferencial dele é no pedigree para leite, no racial sabemos que o Modelo desarruma mesmo. Quanto ao Procan é um pedigree consagrado e mais uma opção dentro da raça.

Abraços